07 novembro 2009

Mensagem 087 - Caetano Veloso – O Idiota ou O Louco

Caetano Veloso – O Idiota ou O Louco

6 de novembro de 2009

Caetano Veloso - O Idiota ou O Louco
Caetano Veloso - O Idiota ou O Louco
Publiquei ontem no Jornal O Globo um comentário onde escrevi que o Caetano Veloso está vendendo pouco disco e por essa razão atacou o Presidente do Brasil.
Quem é fã do Caetano sempre admiti que ele pode fazer o que quiser, e com sua perspicácia, ele se aproveita da mídia (impressa, falada e televisada) e sempre consegue que façam propaganda falando dele quando lança um novo disco ou se apresenta em novos espectáculos, obviamente sem nada pagar. Agora mesmo vai voltar ao fazer show no Rio.
Quem é que conhecia ou sabia que em um texto de uma revista americana ele e Gil haviam sidos criticados por terem usado saia. Quem conhecia o famoso jornalista?,  Na verdade era apenas um frase perdida no meio de todo o texto, se valendo do programa do Jô bradou a revista em cena e no dia seguinte era manchete de jornal e TV.
Como sempre cria polêmicas tais como:
Lula é ‘analfabeto’ e ‘grosseiro’ ,
Woody Allen é ‘careta’ e ‘reacionário’ ,
Caetano x Lobão
“Lobão nem sempre tem razão
Caetano x Luana Piovani
“Eu não a desmenti, como disseram. Há dois anos, quando compus a música, disse a ela que foi parcialmente inspirada nela. Mas Luana se precipitou e contou antes de me consultar
Caetano x Noel Rosa
“Feitiço da Vila” era “uma canção que sempre me deixou uma tremenda pulga atrás da orelha. Basicamente, é uma canção racista. A gente tem que admitir que isso aconteceu”,
Caetano x Alex Bueno
“afirmou que a implicância de Bueno com os “concretos” era “simplesmente abominável. “‘Já na introdução embirrei com o português desse poeta respeitado e erudito. Parece coisa ruim.’
Caetano x Lei Rouanet
“o negócio da música é muito bem-sucedido no Brasil. Não parecia precisar de incentivos maiores do que os que já tinha”.
Caetano x Gilberto Gil
” Um poeta não pode expurgar um governo. Governos totalitários são viciados em expurgar poetas”
O grande problema do Caetano é que não pode deixar de estar sempre sendo falado – o seu ego e o seu alter-ego entram em crise existencial.
Admiro o Caetano como poeta e algumas vezes como músico, sou um privilegiado  possuo o primeiro disco (vinil) que Caetano gravou com Maria das Graças (ainda não era Gal Costa) para relembrar foram prensados 3000 (três mil discos) discos e vendidos 1000 discos – o restante foi recolhido, e apesar de toda a sua desfaçatez ainda admiro o que ele produz.
Tenho uma grande mágoa:
CAETANO AMA O ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES
nunca o vi reconhecer nem se arrepender do ato falho. Nem o fato de ser baiano permite que uma mente privilegiada (agora creio que é deturpada) possa admirar um ser como o ex-senador.
Um vez ouvi do Caetano no Circo Voador dizer que se ofenderá com uma crítica que dizia que ele toca violão com baixa qualidade. Na verdade não dá comparar com um músico como o Gilberto Gil, mas sua capacidade de reler músicas antigas e de compor algumas canções é inegável. Muitas das suas composições músicais  são poemas musicados – não são músicas – não pode ser negado que algumas são muito interessantes.
A Base de Guantánamo
Caetano Veloso

o fato de os americanos desrespeitarem
os direitos humanos em solo cubano
é por demais forte simbolicamente
para eu não me abalar
a base de Guantánamo
a base da Baía de Guantánamo
a base de Guantánamo
Guantánamo
Creio que o Caetano Veloso deveria se referir a êle próprio como um ANALFABETO POLÍTICO, quanto ao Presidente do Brasil – LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA, o mundo já o faz e a história haverá de registrar o Brasil que encontrou e o que foi em frente após seu governo.
Relembrando e usando a frase real:

Caetano ¿Por qué no te callas?

Nenhum comentário: